VERÃO 2011: MUITAS CORES, TEXTURAS TRANSPARÊNCIA E SENSUALIDADE

12/12/2010 21:20

 

O verão 2011 promete ser abusado. Não há mais regras de comprimentos, transparências, combinações de cores ou estampas, peças que são exclusivas de um sexo. Hoje pode tudo com bom senso. O importante é sentir-se confortável, bonita e feliz. É por isso que muitos designers e especialistas de moda não acreditam muito mais em tendência.

Tudo pode ser usável, se estiver em uma composição que preza pelo equilíbrio de decotes, cores e tecidos. Os ciclos se repetem com algumas adaptações da imagem final. Prezar em um momento por esse ou aquele aspecto é o que reflete na escolha de texturas e tonalidades das coleções. É preciso se reinventar sempre, mas dá para fazer isso variando as combinações do que já existe no guarda-roupas. 

Muito do que promete fazer sucesso na próxima estação quente é uma atualização do que vimos na anterior. Resumindo: cores de bala, silhuetas femininas no melhor estilo lady (cintura marcada e saia rodada em babados, plissados e pregueados), sapatos masculinos, chapéus para se proteger do sol com abas bem largas, rendas e muita transparência.

"Segue a onda dos maxi-acessórios e das sandal boots. A novidade para refrescar o visual são as bolsas de estilo escolar e saquinho", diz Roberta Carlucci, consultora de moda e estilo. As fibras naturais também ressurgem no verão. Tecidos como o linho e outras tramas com aspecto artesanal trazem conforto e frescor para estação. A sensação é que agora pode-se misturar peças naturais com detalhes em materiais high-tech (texturizados e plastificados), além de rendas e crochê. Acessórios pesados, como tamancos e bolsas tipo saco completam o visual.

O espírito romântico vive um duelo entre a inocência e a sensualidade explícita. Com recortes reveladores e cinturas sinalizadas, sutiãs com bojo e corseletes retrô aparecem ao lado de laçarotes e mais babados. 

Cores e acessórios
Tons quentes do Oriente - mostarda e nuances de laranja - iluminam cáquis, caramelos e verde-militar em outra tendência que predomina: a étnica. O branco é eleito a cor neutra favorita da temporada, pois ilumina e valoriza o bronzeado. Em cortes minimalistas e com modelagens precisas, detalhes gráficos sugerem ares futuristas em peças do dia a dia. Invista nos novos cortes, como o evasê, o trapézio e o reto com detalhes arquitetônicos. Mas outras cores suaves, como o azul claro, farão com que a estação seja calma, além de flúor. Os tons pastel dão o ar da graça ao lado de discretas transparências, e listras suaves fazem a combinação com os florais bucólicos e leves.

Além disso, muita liberdade para brincar com as proporções é o que se vê desde o inverno. Os vestidos e saias longas ganham passe livre para circular à luz do dia. Já as peças mini (saias, vestidos ou bolsas) são a atração principal das noites quentes. 

 


www.teomaria.com