CAUSA DE LEUCEMIA DE JOGADOR BÚLGARO PODE TER SIDO DESASTRE DE CHERNOBYL

16/05/2012 00:08

 

A causa da leucemia de Stiliyan Petrov, do Aston Villa, pode ter sido o desastre nuclear de Chernobyl, ocorrido em 1986. Por ter nascido na Bulgária, país vizinho à Ucrânia, Petrov pode ter convivido durante toda sua infância com vegetais contaminados pela radiação vinda da região onde ficava o reator que explodiu. O jogador tinha apenas seis anos na época do acidente.

- O acidente aconteceu no final da primavera e a população estava consumindo vegetais radiotivos e outros tipos de comida. Muitas pessoas, que eram crianças na época, sofreram câncer por causa disso. Nós os chamamos de "Crianças de Chernobyl". A maioria nasceu na mesma região que Stiliyan - afirmou o médico da seleção búlgara ao "The Sun".

Stiliyan Petrov teve a leucemia diagnosticada no final de março e decidiu se aposentar do futebol para poder realizar seu tratamento. O jogador descobriu a doença após ter febre após um duelo contra o Arsenal, no segundo turno do Campeonato Inglês.

- Não há outros casos da doença na família e é por isso que penso que Stiliyan foi vítima da falta de informação do antigo regime comunista quando o reator nuclear de Chernobyl explodiu e a nuvem radioativa veio para o nosso país - completou o médico búlgaro.


www.teomaria.com