VOCÊ SABE COMO INCLUIR A MAIONESE EM UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL?

23/05/2012 22:45

 

A reputação da maionese anda abalada - alguns até a excluíram do cardápio achando que faz mal à saúde e prejudica a dieta. Mas, na verdade, isso não passa de mito: nutricionistas contam que ela pode ser muito bem-vinda aos lanches e saladas e ainda fornecer nutrientes. "Basta saber a forma certa de consumir e estar atento a alguns cuidados", afirma a nutricionista Hediane Oliveira, do Espaço Para Viver Melhor da Unimed-Rio. Desbanque mitos e veja as melhores formas de consumir o alimento sem se preocupar em ganhar gordurinhas ou problemas de saúde. 

O principal ingrediente que contém colesterol é o ovo, mas muitas maioneses sequer apresentam ovo no preparo ou possuem em quantidade tão pequena na porção que o aumento do colesterol é insignificante. Segundo a nutricionista Hediane Oliveira, os fabricantes de maionese industrializada melhoraram muito as suas formulações, de modo a deixar o alimento com menos ingredientes que possam interferir nos níveis de colesterol. "Como qualquer outro alimento fonte de gordura, porém, a maionese deve ser consumida com moderação", lembra.

As gorduras benéficas devem fazer parte do cardápio de quem quer uma alimentação saudável. "A maior parte das gorduras da maionese é do tipo poli-insaturada e moni-insaturada, que possui ácidos graxos essenciais do tipo ômega 3 e 6", conta a nutricionista Hediane. Entres os benefícios dessas gorduras boas, está a proteção contra doenças cardiovasculares. Ela afirma, no entanto, que a quantidade dessas gorduras boas é muito baixa. Além disso, é preciso estar atento aos produtos ricos em gorduras saturadas, que são os tipos mais nocivos à saúde do organismo. Por isso, procure auxílio de um nutricionista para garantir os nutrientes certos no cardápio.

Se você escolher a maionese como opção de gordura do seu dia, a quantidade deve representar - no máximo - 30% do valor energético do dia. "Em uma dieta de 2000 Kcal, isso equivale a aproximadamente uma ou duas colheres de sopa", conta Hediane Oliveira. Mas não vale consumir essa quantidade junto a outras fontes de gordura, pois será um excesso de consumo desse nutriente, o que pode comprometer a dieta e a saúde.

A maionese pode ser utilizada tanto no lugar da manteiga ou margarina no café da manhã quanto em saladas, substituindo o azeite", conta Hediane Oliveira. A nutricionista frisa a necessidade de substituir esses alimentos fonte de gorduras, e não consumir a maionese junto com eles.

É preciso cuidado ao preparar a maionese em casa para não extrapolar nos ingredientes - como acrescentar muito óleo. Hediane Oliveira recomenda utilizar outros óleos vegetais no lugar do óleo de soja, como azeite ou óleo de linhaça ou amêndoas. "Para aumentar os nutrientes e dar um sabor especial, vale acrescentar alho, orégano, alecrim e cheiro verde, já que muitos deles são ricos em substâncias fitoquímicas e antioxidantes, que ajudam a combater o envelhecimento das células", sugere a nutricionista.

A maionese caseira feita com ovos pode estar contaminada por Salmonella spp., uma bactéria que pode causar gastroenterite, septicemia e febre tifoide. "Como essa bactéria pode estar tanto na casca quanto na gema, é importante lavar os ovos antes de utilizá-los e cozinha-los bem, evitando deixar a gema mole", recomenda a nutricionista Camila Barreto, pesquisadora do Centro de Referência para Prevenção de Doenças Associadas à Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP. Segundo ela, a maionese industrializada não corre esse risco, porque é feita com ovos pasteurizados. Porém, quando não é bem conservada pode provocar males à saúde também.

 A maionese e todas as preparações feitas com ela devem ser conservadas abaixo de 10ºC, ou seja, na geladeira. "Na hora de servir, é importante deixá-la o menor tempo possível fora dessa refrigeração", recomenda. Se a preparação for industrial, respeite a validade do produto depois de aberto, indicada no rótulo. A caseira - livre de conservantes - deve ser consumida em menos dias ainda para não correr o risco de estragar.

minhavida.com.br


www.teomaria.com