SAIBA COMO SE PREVENIR DO CÂNCER

16/01/2011 21:54

 

 

 

 O câncer, doença que deve matar mais 13 milhões de pessoas anualmente no mundo até 2030, segundo pesquisa da Agência Internacional sobre Câncer das Nações Unidas, pode ter seus riscos reduzidos com medidas simples adotadas no dia-a-dia.

 

 

 

Pesquisadores do Hospital A.C.Camargo, responsável por mais de 60% da produção científica sobre oncologia no Brasil, listaram uma série de dicas para prevenir os tipos mais comuns da doença.

 Entre as recomendações gerais estão a realização regular de atividades físicas, manter uma alimentação saudável, não fumar e evitar bebidas alcoólicas.

 Veja abaixo as recomendações para diminuir os riscos de desenvolver os tipos mais comuns da doença:

Mama - Mais frequente entre os tumores femininos, mas 90% dos casos podem ser curados com diagnóstico precoce. Por isso, é recomendável a realização anual da mamografia a partir dos 40 anos. Em caso de registro da doença na família, um aconselhamento genético em conjunto com o mastologista pode apontar as melhores formas de acompanhamento.

 No cotidiano, é possível reduzir os riscos realizando atividade física regular, manter uma alimentação saudável e sem exageros, além de evitar bebidas alcoólicas e eliminar o cigarro.

Colo do útero - Pode ser facilmente prevenido com uso de preservativos em todas as relações sexuais, pois é causado pelo vírus HPV, e visita regular ao ginecologista. O exame papanicolau pode identificar o vírus precocemente e uma boa higiene genital reduz os riscos de infecção.

Intestino - Está entre os mais frequentes em homens e mulheres, mas pode ser evitado com hábitos saudáveis na alimentação. Mais comum acima dos 50 anos e tem altos índices de cura com diagnóstico precoce.

 A prevenção pode ser feita com dieta rica em frutas, vegetais, fibras, cálcio e pobre em gorduras animais. O consumo de bebidas alcoólicas e de carne vermelha deve ser moderado. Embutidos e defumados devem ser excluídos da dieta. 

Pele - O diagnóstico precoce é fundamental para o alto índice de cura, por isso fique atento ao surgimento de pintas irregulares em seu corpo e procure sempre um dermatologista.

 A exposição ao sol deve ser evitada entre 10h e 16h. Na praia e durante as caminhadas, não deixe de usar chapéu, guarda-sol, óculos escuros e filtros solares com fator de proteção a partir de 15.

Pulmão - Com alta incidência entre fumantes (mais de 90% dos homens e mulheres com este tumor são tabagistas), é o tipo da doença que mais faz vítimas no Brasil. Por isso, a recomendação é abandonar o cigarro, fazer exames anuais por meio de radiografia do tórax e praticar exercícios regularmente.

Boca - Elimine qualquer tipo de fumo, reduza o uso de álcool e tenha uma higiene bucal adequada, incluindo atenção ao uso de enxaguantes bucais com álcool, evitando-os. 

 Mais comum a partir dos 40 anos, tem como principal sintoma o aparecimento de feridas na boca que não cicatrizam em uma ou duas semanas, ulcerações superficiais e indolores (podendo sangrar ou não) e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal. Neste caso, procure rapidamente um especialista.

Leucemia - Mais frequente na infância, é altamente curável. Não há sintomas claros para seu diagnóstico, mas fique atento sinais como anemia repentina, fadiga, cansaço, desânimo, dificuldade para andar, sangramentos e febres ocasionais. 

 

 


www.teomaria.com