QUIXABEIRA:COMUNIDADE DE ALTO DO CAPIM RECEBE CERTIFICAÇÃO DE QUILOMBOLA

09/04/2012 23:00

 


No último domingo (08), a comunidade de Alto do Capim, no município de Quixabeira, foi certificada pela Fundação Cultural Palmares (FCP), como Comunidade Remanescente Quilombola. Na ocasião, o presidente da Associação de Remanescentes de Quilombo de Alto do Capim, Genilson Pintos, e a Sra. Idalina de 96 anos, moradora neta de escravo da comunidade, receberam das mãos do Sr. Valmir Santos, representante do Conselho das Comunidades Quilombolas do Estado da Bahia, o certificado de comunidade de remanescentes de quilombo. 

Estiveram presentes, O Prefeito Eliezer Costa, Vice-Prefeito Vadinho, Vereadores, Ril de Beto, Tota, Dourenilson, Valdemar, Secretários Ramon Novaes, Velton Dagmar, Dinho do Piloto e Iris Araújo, além do ex-secretário Leto Sousa. Esteve presente também, o Presidente da Associação do Pequenos Produtores Quilombola de Alto do Capim, Genilson Pinto, o Conselho das Comunidades Quilombolas do Estado da Bahia, Valmir Santos e a Vereadora Lucília Moura, que é do Povoado e foi a pioneira na luta pela certificação. Centenas de pessoas da comunidade participaram da solenidade que aplaudiram de pé no momento da entrega da certificação para a comunidade.

As comunidades quilombolas são grupos étnico-raciais, segundo critérios de auto-atribuição, com trajetória histórica própria, dotados de relações territoriais específicas e com ancestralidade negra relacionada com a resistência à opressão histórica sofrida, conforme Decreto nº 4887/03. Essas comunidades possuem direito de propriedade de suas terras consagrado desde a Constituição Federal de 1988. Muitos projetos dos governos estadual e federal, deverão beneficiar a comunidade Alto do Capim, a partir desta certificação.

Fonte: Rill de Beto


www.teomaria.com