Qual a diferença entre um asteroide e um cometa?

22/11/2010 15:33

 

 
Os asteroides ficam concentrados entre as órbitas de Marte e Júpiter. Foto: Getty Images
Os asteroides ficam concentrados entre as órbitas de Marte e Júpiter
Foto: Getty Images
Um asteroide é um corpo composto por minerais e metais que orbita no Sistema Solar. Já o cometa é uma bola de poeira e gelo, embora também contenha rocha em sua composição, que se forma no Cinturão de Kuiper ou na Nuvem de Oort.
Normalmente, os asteroides ficam em órbitas bem definidas e estáveis, concentrados entre as órbitas de Marte e Júpiter. Esta região é conhecida como Cinturão de Asteroides. Com formato irregular, a maioria dos asteroides tem cerca de 1 km de diâmetro - mas alguns podem chegar a centenas de quilômetros.
Os cometas também orbitam o Sol, mas têm órbitas muito maior do que a dos asteróides, que são geralmente mais elípticas. Conforme os cometas se aproximam do sol, a energia solar começa a evaporar o gelo, criando a sua cauda característica.
Um dos cometas mais famosos é o Halley. Ele foi identificado como cometa periódico em 1696 por Edmond Halley. Aproximadamente a cada 76 anos, o cometa Halley orbita em torno do Sol. Sua próxima aparição está prevista para 29 de julho de 2061.
Com informações do Life's Little Mysteries.
Fonte:terra.com

www.teomaria.com