O ECSTASY

27/06/2012 20:27

 

Recentemente começou a ser difundida entre os jovens que freqüentam raves, danceterias e boates, uma droga muito perigosa, que é o ecstasy. A substância que define o ecstasy é o MDMA, sigla que significa metilenodioximetanfetamina.
Muitas vezes a droga é confundida com as anfetaminas ou metanfetaminas, estimulantes sintéticos que deixam as pessoas "ligadas".
Apesar de ser derivado da anfetamina, o MDMA tem parte da molécula semelhante a de um alucinógeno.
 

No entanto, o MDMA não chega a produzir alucinações do ácido lisérgico (LSD) nem os efeitos estimulantes da cocaína, mas sim uma mistura moderada dos efeitos das duas substâncias.

A droga atua sobre os neurotransmissores serotonina, dopamina e a noradrenalina. A serotonina é o neurotransmissor mais atingido pelo ecstasy. Controla nossas emoções e também regula os domínios sensoriais e motor, e a capacidade associativa do cérebro. Como a serotonina também regula a temperatura do corpo, um dos riscos de quem toma o ecstasy é o da hipertemia ( superaquecimento do organismo). Muitas mortes associadas aos ecstasy são decorrentes da elevação da temperatura do corpo acima de 41ºC. A partir dessa temperatura, o sangue pode coagular, produzindo convulsões e parada cardíaca.

Portanto...CUIDADO!

 


www.teomaria.com