MAIS DA METADE DA POPULAÇÃO MUNDIAL DIZ ESTAR ACIMA DO PESO

15/03/2012 22:27

 

Um levantamento feito em 56 países, incluindo o Brasil, revelou que mais da metade da população mundial se considera acima do peso. A descoberta faz parte de uma pesquisa sobre tendências de alimentação realizada pela Nielsen, empresa presente em mais de 100 países que estuda os hábitos de compra e consumo da população.


Apesar da crescente preocupação com um estilo de vida mais saudável, 53% dos entrevistados afirmaram estar acima do peso. Na América Latina, entretanto, o número foi ainda mais alto, chegando a 58% dos entrevistados.Para a pesquisa, foram entrevistadas 25 mil pessoas. Os dados mais relevantes encontrados foram que 74% dos participantes declararam ter mudado os seus hábitos alimentares e fazer dieta para emagrecer; 61% afirmaram que, além da dieta, ainda praticava exercícios físicos e 52% alegou não entender nada ou quase nada do que vinha escrito nos rótulos das embalagens dos produtos que consumiam.

Outro dado importante foi a constatação de que 8% dos entrevistados da América Latina faziam uso de remédios para emagrecer, mas o número subia para 12% quando a pesquisa se restringia apenas ao Brasil. O uso desses medicamentos precisa sempre de acompanhamento médico, devido aos efeitos colaterais que eles podem causar.

Brasileiro consome muito sódio e poucas frutas, diz estudo

A população brasileira consome menos arroz, feijão e frutas e mais carnes gordurosas, embutidos, sal e açúcar, segundo um levantamento feito pelo Ministério da Saúde em 2011. De acordo com os pesquisadores, o país está passando por uma transição nutricional, consumindo cada vez mais produtos industrializados, o que pode aumentar a incidência de doenças cardiovasculares devido à grande quantidade de sódio. A presença de elevados níveis de açúcar na dieta do brasileiro também é um agravante, pois aumenta o risco de obesidade.

Segundo a pesquisa, 48,1% da população adulta no país estão acima do peso e 15% dos brasileiros estão obesos. O estudo indica também que apenas 18,2% das pessoas consomem cinco porções de frutas e hortaliças em cinco dias ou mais por semana; 34% consomem alimentos com elevado teor de gordura e 28% consomem refrigerantes cinco ou mais dias por semana. O consumo de arroz e feijão, que juntos são fontes de ferro, carboidratos e proteínas, também diminuiu entre os brasileiros.


De acordo o ministério, a meta é estabilizar o quadro de excesso de peso e obesidade entre adultos até a próxima década e, ao mesmo tempo, diminuir os índices entre crianças e adolescentes. Para isso acontecer, além da indústria alimentícia produzir alimentos mais saudáveis, é preciso que toda a população procure ter uma alimentação saudável.Outro problema é o consumo de diário de sódio no Brasil, que, atualmente, é de 12 gramas - mais que o dobro do recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Já o açúcar é consumido de forma considerada exagerada por 61,3% da população.

minhavida.com.br


www.teomaria.com