II FEIRA DE SAÚDE DO COLÉGIO MUNICIPAL JOAQUIM RIBEIRO

24/11/2010 11:13

 

 

INTRODUÇÃO
Entende-se Educação para a saúde como um fator de promoção e proteção`saúde e estratégia´para a conquista de direitos e cidadania.Sua inclusão no currículo responde á uma forte demenda social, num contexto em que a tradição da proposta constitucional em prática requer o desenvolvimento da consciência sanitária da poplulação e dos governantes para que o direito à saúde seja encarado como prioridade.
A escola, sozinha não levará os alunos a adquirirem saúde. Pode e deve entretanto fornecer elementos que os capacitem para uma vida saudável.
Não se pode compreender ou transformar a situação de saúde de um indivíduo ou de uma coletividade sem levar em conta que ela é produzida nas relações com o meio físico, social e cultural.
Portanto é essencial estabelecer vínculos entre a escola e situações do cotidiano, favorecendo o uso dos conhecimentos, habilidades e competências que o aluno possui, viabilizando maior autonimia nas suas atitudes e decisões para uam vida saudável. 
JUSTIFICATIVA
O universo do adolescente é repleto de mudanças, descobertas, dúvidas e curiosodades.
Apesar de natural, é uma fase que merece atenção.
Uma boa orientação por parte da escola e da família, faz-se necessária para que o adolescente não seja tomado por sentimentos como insegurança e timidez, que poderão influenciar a sua vida futura.
Conscientes dessa importante tarefa, pensamos em trabalhar sobre alguns temas como: Drogas, DST, Gravidez na Adolescência, Verminose, Cólera, Diarréia, Câncer de Mama, Dengue, Hipertensão, Diabetes e Colesterol, com o de facilitar e informar aos pais e orientar os adolescentes.
Procurar entender o que está acontecendo nesse período é um desafio para os adolescentes. Por isso, torna-se necessário o educador abordar a afetividade e a sexualidade, a fim de que o jovem venha a compreender que mudanças são normais e fazem parte do crescimento de cada um.
Vale ressaltar que a educação para a saúde cumprirá seus objetivos ao conscientizar os alunos para o direito á  saúde, sensibiliz-a-los para a busca permanente da compreensão de seus determinantes, e capacitá-los para a utilização de medidas práticas de promoção, proteção e recuparação da saúde ao seu alcance.
OBJETIVO GERAL
Conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindocom responsabilidade em relação à saúde coletiva.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Compreender que a saúde é um direito de todos e uma dimensão essencial do crescimento e do desnvolvimento do ser humano;
  • Conhecer e utilizar formas de intervençaõ individual e coletiva sobre os fatores desfavoráveis á saúde, agindo com responsabilidade em relação a sua saúde e a saúde da comunidade;
  • Compreender que a condição de saúde é produzida nas relações com o meio físico, econômico e sociocultural, identificando fatores de riscos à saúde pessoal e coletiva presente no meio em que vivem.
 Este evento será realizado pelo Colégio Municipal Antonio Joaquim Ribeiro em parceria com a comunidade escolar do Anexo do Colégio Estadual Edna Moreira Daltro- Pedras Altas.
Com a seguinte pauta:
  • Dia 25/11/2010 -Mobilização com a comunidade, através de passeata nas ruas do povoado, onde serão apresentados cartazes produzidos pelos alunos de ambos os colégios.
  • Dia 26/11/2010- Apresentação dos standes com os temas trabalhados, Apresentação de paródias, literaturas.
  • Dia 26/11/2010- A partir das 15:00hs Palestras sobre os temas abordados.( Professora Teonide- DST e Gravidez na Adolescência; Enfermeiro Everaldo-Verminose, Cólera, Diabetes, Colesterol etc; PM Sandro Reis- Drogas). 
     

www.teomaria.com