HORA DE RESGATAR OS DOCUMENTOS PERDIDOS.

09/03/2011 02:07

 Arestides Baptista/Agência A TARDEO Carnaval acaba nesta Quarta-Feira de Cinzas. Momento propício para descansar e resolver eventuais prejuízos na festa. Os foliões que perderam ou tiveram seus documentos furtados durante a folia devem se dirigir ao posto do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), no Shopping Barra, a partir da próxima segunda-feira, 14.

Turistas ou foliões que necessitarem deixar a cidade antes do plantão de devolução, podem resgatar documentos no Departamento de Comunicação Social (DCS) da Polícia Militar (PM), no Quartel dos Aflitos. Os documentos podem ser retirados de segunda a sexta, das 8 às 18h, e aos sábados das 8 às 13 h.

Ano passado, foram encontrados mais de 2.500 documentos entre carteiras de identidade e habilitação, carteira de reservista, além de passaporte e cartões de crédito. Uma redução significativa em relação a 2009, quando 3.427 documentos perderam-se na festa.

Apesar do esquema especial para devolução, a maior parte dos foliões não busca os documentos perdidos que, então, são encaminhados aos órgãos expedidores. Em 2009, menos da metade dos pertences recuperados, cerca de 1.080, foram resgatados pelos donos.

Para facilitar a retirada dos documentos, os foliões podem conferir pelo site (clique aqui para acessar) se os pertences foram achados e estão disponíveis para retirada.

Segunda via - Caso o documento não tenha sido encontrado, o folião pode dirigir-se a partir de hoje, depois das 12 horas, aos postos do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)  para solicitar a segunda via.

Para garantir a emissão de uma nova carteira de identidade, por exemplo, o folião precisará desembolsar R$ 23,80. Durante o Carnaval, o serviço esteve ativo por meio de um posto móvel, em Ondina, que oferecia ao folião a possibilidade de fazer o registro de perda sem precisar sair da festa e agendar a retirada da segunda via.


A Tarde Online

www.teomaria.com