GRUPO TERCEIRA IDADE DE PADRAS ALTAS, ASSISTEM PALESTRA SOBRE DST.

01/04/2011 11:34

 

Aconteceu nesta Sexta-Feira (01/04/2011), mais um evento organizado pelo Grupo da Terceira Idade (Animação com Cristo). Desta vez as mulheres do Projeto "Mulheres da Esperança" assistiram a uma palestra sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis, tendo como palestrante a Bióloga e Professora Teonide Maria.

 

A palestra teve a seguinte pauta:

O que são as DST

Uma categoria de patologias, antigamente conhecidas como doenças venéreas. São doenças infecciosas que se transmitem essencialmente (porém não de forma exclusiva pelo contato sexual), que podem ter como agentes infecciosos (Vírus, Fungos, Bactérias e Parasitas) que são manifestadas por meio de Feridas, Corrimentos, Bolhas ou verrugas.

As DST mais comuns

Síndrome da Imunodeficiência Humana (AIDS), doença causada pela infecção crônica do organismo humano pelo vírus HIV (Human Immunodeficiency Vírus), que compromete todo o sistema imunológico humano, impedindo-o de executar sua tarefa adequadamente, que é a de protegê-lo contra as agressões externas causadas por (bactérias, outros vírus, parasitas e mesmo por células cancerígenas). Sua transmissão se dar através de sangue e líquidos grosseiramente contaminados, sêmen, secreções vaginais e leite materno.

   Foto/Google

Hepatite B, doença resultante da infecção das células hepáticas pelo HBV (Hepatite B Vírus), que se exterioriza por um espectro de síndromes que vão desde a infecção subclínica até a rapidamente progressiva e fatal. Sua transmissão se dar através da relação sexual, material ou instrumentos contaminados ( seringas, agulhas, perfuração de orelha, tatuagens, procedimentos odontológicos cirúrgicos, procedimentos de manicure ou pedi cure etc. ).Transfusão de sangue e derivados.

    Vírus da hepatite B 

     Foto/Google

     Tricomoníase Genital, doença infecto- contagiosa do sistema geniturinário do homem e da mulher. Sua transmissão se dar através da relação sexual.

   Fotos/Google

Sífilis, doença infecto-contagiosa sistêmica (acomete todo o organismo). Sua transmissão se dar através da relação sexual ( vaginal, anal e oral), transfusão de sangue contaminado, transplacentária .

   Fotos/Google

Cancro Mole, ulceração (ferida) dolorosa com base mole, hiperemiada (avermelhada), com fundo purulento, são feridas contagiosas, auto- inoculáveis e, portanto freqüentemente múltiplas. Acomete as genitálias do homem e da mulher, também o ânus, e mais raramente os lábios, a boca, a língua e chegando a causar câncer de garganta.

 

    Fotos/Google

 

Gonorréia, doença infecto-contagiosa que se caracteriza pela presença de abundante secreção purulenta (corrimento) pela uretra no homem e vagina e/ou uretra na mulher. Esse quadro geralmente é precedido por prurido ( coceira) na uretra e disúria ( ardência miccional).Sua transmissão se dar através da relação sexual.

 

   Fotos/Google

Condiloma Acuminado, infecção causada por um grupo de vírus (HPV-Human Papilloma Vírus) que determinam lesões papilares (elevações da pele), as quais, ao se fundirem, formam massas vegetantes de tamanhos variáveis, com aspecto de couve-flor (verrugas).

Sua transmissão se dar através do contato sexual (vaginal, anal e oral), mesmo que não haja penetração vaginal ou anal o vírus pode ser transmitido.

    Fotos/Google

Herpes Genital, infecção recorrente (vem e volta) causadas por um grupo de vírus (HSV-2) que determinam lesões genitais vesiculares (em forma de pequenas bolhas). Sua transmissão se dar através freqüentemente pela relação sexual, e também da mãe doente para o recém-nascido na hora do parto.

    Fotos/Google

Candidíase, ou candidíase vaginal, é uma das causas mais freqüentes de infecção genital. Caracteriza-se por prurido (coceira), ardor, dispa reunia (dor na relação sexual) e pela eliminação de um corrimento vaginal em grumos brancacentos, semelhante á nata do leite. Sua transmissão se dar através de secreções provenientes da boca, pele, vagina e dejetos de doentes ou portadores, e também por (transmissão vertical), de mãe para recém-nascido durante o parto.

   

     Fotos /Google

 

Período de incubação

As Doenças Sexualmente Transmissíveis levam em média de 03 a 10 anos para se manifestarem, como é o caso da AIDS.

Diagnóstico

Pesquisa do material vaginal, exames de sangue, pesquisa direta do agente nas lesões, pesquisa do agente em material uretral e/ou vaginal, exames de secreções coradas pelo gram. e/ou cultura do mesmo material.

Obs. Os diagnósticos citados são especificamente para cada doença.

Complicações

Hepatite crônica, aborto espontâneo, disseminação sistêmica, endometrite pós-parto, tuberculose, entre outras.

Obs. as complicações acima citadas são especificamente para cada doença.

Prevenção

Camisinha masculina e /ou feminina, higiene pós-coito, evitar duchas vaginais, salvo sob orientação médica, tratamento simultâneo do parceiro e da parceira, etc.

Tratamento

Remoção das lesões, quimioterápicos oral ou local na mulher, antibiótico oral ou local, coquetéis de drogas como no caso da AIDS, medicamentos locais ou sistêmicos, entre outros. Obs.: não há medicamento para combater diretamente o agente da hepatite B, tratam-se apenas os sintomas e as complicações.

 

CONHEÇA MAIS SOBRE O GRUPO DA TERCEIRA IDADE.

 

O Grupo da Terceira Idade-Animação Com cristo atua em Pedras Altas povoado do município de Capim Grosso, há três anos sob a coordenação da professora Maria Isabel carvalho de Almeida, juntamente com o Projeto “Mulheres da Esperança”

O projeto desenvolve várias ações, dentre elas palestras, dinâmicas, oficinas, e a tradicional distribuição da sopa que ocorre semanalmente, entre outras.

Todas as atividades desenvolvidas são voltadas para a melhor idade a qual é denominada “Juventude Acumulada” visando a melhoria da qualidade de vida das idosas, principalmente quando se trata da auto-estima, fato verificado em muitas mulheres, quando as mesma perdem o gosto pela vida , por conta da velhice.

O grupo também atua em outras cidades e povoados, promovendo encontros, comemorações, visitas ás comunidades rurais, eventos e etc.

Na sua história de fundação o Grupo da Terceira Idade foi reconhecido no Prêmio Servidor Cidadão, evento que acontece todos os anos em Salavador-Ba, tendo recebido o Título de Missão Honrosa.

“Somos idosos felizes, pois envelhecer não é morrer e sim, viver com qualidade de vida”

Diz a coordenadora Maria Isabel.

   Coordenadora Mª Isabel e a professora Teonide Maria.

Após a palestra houve a distribuição de uma deliciosa sopa, digo isso porque também tive o privilégio de experimentá-la.

Estão todas de parabéns.

     Professora Teonide experimentando a sopa.

 

 Veja mais fotos na Galeria de Fotos

 Texto/Teonide Maria

  Fotos/ Maria Isabel

 


www.teomaria.com