CONHEÇA SÃO DESIDÉRIO: UM PARAÍSO NO INTERIOR DA BAHIA

09/12/2010 18:06

 

Ecoturismo - Centro da cidade<br>Foto: São Desidério/Divulgação

Ecoturismo - São Desidério (BA)<br>Foto: São Desidério/Divulgação

São Desidério (BA)
Foto: São Desidério/Divulgação



Ecoturismo - Gruta Catão<br>Foto: São Desidério/Divulgação

Gruta Catão
Foto: São Desidério/Divulgação



Ecoturismo - Sumidouro<br>Foto: São Desidério/Divulgação

Sumidouro
Foto: São Desidério/Divulgação



Ecoturismo - Lagoa Azul<br>Foto: São Desidério/Divulgação

Lagoa Azul
Foto: São Desidério/Divulgação



 

Centro da cidade
Foto: São Desidério/Divulgação

São Desidério é uma pequena cidade localizada no oeste da Bahia. Seus primórdios estão datados da segunda metade do século XIX, quando da aquisição da fazenda que propiciou o surgimento do núcleo habitacional por Desidério José de Souza. O Sr. Desidério com certeza um homem de muitas posses, encaixando na categoria de coronel, tão comum ao Nordeste Brasileiro estimulou a criação do Povoado.

Consta a tradição que, nessa fazenda, se reuniam as pessoas em festas religiosas a fim de realizarem casamentos e batizados. Provavelmente a Sr. Desidério mandava buscar um padre na Missão do Aricobé ou em Campo Largo, oferecendo, assim, uma missa com batizados e casamentos aos habitantes da vizinhança e sob sua proteção começam a estabelecer as primeiras casas, igreja, etc.

Um grande impulso foi dado com o desmembramento de vários Municípios da Região Oeste; em janeiro de 1891, Angical se emancipou de Campo Largo, elevando o território até as fronteiras do Goiás onde estava incluído São Desidério.

Em 26 de maio de 1891 Barreiras se emancipou de Angical ficando São Desidério em seu território. Em 10 de abril de 1895, através do ato do Governador da Bahia, Dr. Joaquim Manoel Rodrigues, foi elevado à condição de Distrito de Barreiras.

Na década de 60, caracterizada por um grande movimento de emancipação política as vozes de São Desidério clamam pela Independência do Município com relação a Barreiras, fato este concretizado no dia 22 de fevereiro de 1962, através do Decreto Lei Estadual d enumero 1.621 do Governador Lomanto Júnior.

Com a emancipação São Desidério ficou com um imenso território perfazendo um total de 14.819 Km2 limitando-se com os Estados de Goiás, de Tocantins e com as cidades de Barreiras, Baianópolis, Santa Maria da Vitória, Catolândia, com uma população de 19.006 habitantes.

Até a década de 80 o Município sobreviveu da agricultura de subsistência, onde pouco de produzia e seu comercio praticamente inexistia. Vencidas as dificuldades iniciais, inclusive a falta de energia elétrica permanente, o Município ganha impulso a partir de 85, graças à chegada do " elemento colonizador" conhecido popularmente como gaúchos, que muito contribuiu para o desenvolvimento agrícola através da mecanização da diversidade da cultura de alimentos.

Dono de um potencial turístico e econômico enorme, São Desidério está para o Oeste da Bahia como um Oásis, no meio do deserto, onde todos matam a sua sede. O nosso grande Município agora marcha firme no caminho do desenvolvimento e em breve se fará grande, não só em extensão territorial, mas também será grande na Saúde, na Educação e na qualidade de vida do nosso povo.

História

São Desidério possui muitas cavernas, encravadas em despenhadeiros de pedras, onde sempre corre um rio, um filete d`água, ou existe uma lagoa. A Gruta do Catão é um local de rara beleza. Um lago azul antecede a paisagem da entrada. Ainda do lado de fora, há um local que os freqüentadores chamam de " areia movediça", que na realidade é uma nascente exótica que confunde todos que ali visitam.

No sumidouro acontece um outro fato para o qual não há explicação: a água apresenta um raro fenômeno. Como se fosse uma maré, que sobe e desce, sempre acompanhada por um barulho tão estranho quanto característico do mistério que a envolve.

Maior lago subterrâneo

Ele está localizado no Buraco do Inferno. Considerado uma das principais atrações de São Desidério, para chegar a este paraíso, será necessário o espírito de aventura. Com estrada de barro, a trilha fica em meio à mata fechada.

A galeria principal chega a 100 metros de largura e se desenvolve por mais de 3 km sem obstáculos. O lago com mais de 12 mil m2, destaca-se como o maior área alagada dentro de uma caverna brasileira.

Fonte: sãodesideério.ba.gov.br

 

 


www.teomaria.com