AFOXÉS SERÃO PATRIMÔNIO IMATERIAL DA BAHIA

02/12/2010 15:36

 

Solenidade marca encerramento das ações do governo do Estado da Bahia para o Mês da Consciência Negra.

 

 

 

 

Edificação que foi utilizada durante 100 anos por ricos comerciantes e chefes de Estado, recebeu rainhas e príncipes, e foi moradia oficial de governadores da Bahia por metade do século 20, o Palácio da Aclamação, localizado no Passeio Público, em Salvador, será palco nesta terça-feira (30), às 8h30, de homenagem a uma das manifestações mais emblemáticas da cultura baiana: o "Desfile dos Afoxés".

Vinculados às matrizes africanas e representantes máximos da cultura afrodescendente nas festas carnavalescas da Bahia, os Afoxés foram criados não somente por classes desprivilegiadas economicamente e excluídas socialmente, mas, por uma parte da sociedade baiana que traz na sua história a marca de quatro séculos de escravidão.

Assim, subvertendo o passado e afirmando um novo presente, nesta terça-feira, os representantes de 23 Afoxés de Salvador, de entidades do Programa Carnaval Ouro Negro, de estudiosos da cultura negra e ativistas do movimento negro na Bahia, além de músicos e grupos percussivos, estarão subindo os degraus do palácio que representou o poder na Bahia para serem homenageados, com solenidade de encerramento das ações do governo do Estado da Bahia para o Mês da Consciência Negra.

Na oportunidade, o governador Jaques Wagner assinará a homologação do "Desfile dos Afoxés", que passará a ser, com decreto no Diário Oficial, um Patrimônio Imaterial da Bahia. A festa terá lançamentos de livro e DVD-documentário de 26 minutos contando, com artigos inéditos, documentos antigos, fotos, depoimentos e imagens de carnavais, a história dessa importante manifestação cultural, além de lançamento do CD "Corredor Midiático".

A iniciativa é da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), através de três de suas quatro autarquias: o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), que escreveu artigos e produziu o dossiê que possibilita o registro dos Afoxés; a Fundação Pedro Calmon (FPC), que editou o livro e fará distribuição dos produtos por bibliotecas, e o Instituto de Radiodifusão do Estado (Irdeb), que gravou e editou imagens do DVD e produziu o CD.

Estarão presentes no evento outras secretarias estaduais, como a Promoção da Igualdade, além do Conselho do Carnaval, vereadores, deputados estaduais e federais, integrantes de instituições públicas e privadas, empresários e carnavalescos.

Desfile dos Afoxés

Também chamado de "Candomblé de Rua", por evidenciar e reconfigurar símbolos, posturas, cantos, ritmos, danças e outras manifestações religiosas trazidas por escravos negros, O Desfile dos Afoxés é caratecrizado pelo cortejo de rua que sai durante o carnaval. Em geral, os integrantes e fundadores de grupos de Afoxés do carnaval são vinculados a terreiros de candomblé.

Os foliões têm consciência de grupo, de valores e hábitos que os distinguem de qualquer outro bloco. As principais características são as roupas, nas cores dos Orixás, as cantigas em língua Iorubá, instrumentos de percussão, atabaques, agogôs, afoxés e xequerês. O ritmo da dança na rua é semelhante ao executado nos terreiros, bem como a melodia entoada. Geralmente, antes da saída do grupo, ocorre um ritual religioso.

 



Fonte: Agecom

 

 


www.teomaria.com