VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE GRIPE E ALERGIA

14/07/2012 22:16

Ter a companhia de uma caixinha de lenços na estação mais fria do ano é comum para a maioria das pessoas. Isso acontece porque, com a temperatura e a umidade baixas, gripes e alergias respiratórias são mais frequentes. "As pessoas ficam em ambientes mais fechados e com aglomerações no frio, o que favorece a transmissão dos vírus da gripe. Já em relação às alergias, o tempo frio e seco favorece a dispersão de alérgenos no ar, o que facilita o aparecimento dos sintomas", diz o imunologista Alexandre Barbosa, da Unesp. 

Também é comum fazer confusão na hora de diferenciar gripe de uma alergia respiratória, já que a maioria dos sintomas é muito parecida. Veja se você sabe identificar as diferenças entre essas duas doenças. 

Olhos lacrimejando intensamente é um sintoma mais ligado a reações alérgicas, como a rinite alérgica. "Esses sintomas podem se apresentar de maneira menos intensa em resfriados, mas são característicos de uma rinite alérgica", explica o especialista.

As duas doenças afetam, principalmente, as vias respiratórias - mucosas do nariz, amígdalas, faringe e pulmão -, o que provoca inflamações nesses locais. Por isso, alguns sintomas, como obstrução e secreção nasal e dificuldade respiratória, podem ser causados tanto por uma gripe quanto por uma alergia respiratória.

 A dor de garganta é um sintoma bastante específico de alergias respiratórias. "Dor, irritação e dificuldade para engolir são mais comuns em faringites alérgicas, enquanto na gripe predominam sintomas sistêmicos, como forte dor no corpo e febre", diz o imunologista Alexandre Barbosa, da Unesp.

Um aumento de temperatura mais ameno - que não chegue a 38°- pode ser um sinal tanto de gripe quanto de alergias. "Febre mais baixa pode ocorrer no resfriado, sendo que a rinite alérgica não é rotineiramente acompanhada de aumento da temperatura", explica o imunologista. Já a febre alta está mais ligada à gripe.

Os antibióticos não tem ação alguma sobre gripe, alergias respiratórias ou resfriados. A gripe e o resfriado são causados por vírus, enquanto a alergia é uma resposta inflamatória do próprio organismo contra alérgenos, que são substâncias dispersas nos ambientes que frequentamos. Para essas doenças o tratamento é, na maioria das vezes, sintomático, ou seja, é feito apenas para amenizar os desconfortos causados pelos sintomas.

Um caso normal de gripe, que não envolve grupos de risco, como gestantes e idosos, dura no máximo uma semana, já que o corpo consegue combater o vírus nesse período.

 Uma rinite alérgica não tratada pode durar de semanas até meses se a pessoa continuar em contato com o agente alérgeno, como mofo, poeira ou pólen.

De acordo com o especialista, tosse sem expectoração, ou com pouco catarro esbranquiçado, quase sempre ocorre em processos alérgicos respiratórios. Já a tosse com catarro verde ou amarelado deve ser encarada com cuidado, pois pode significar uma pneumonia bacteriana.

minhavida.com.br

 


www.teomaria.com