SEM MEDO DE TRATAR AS VARIZES

27/12/2010 23:58

 

As varizes são um problema cada dia mais comum nas mulheres. Gestações, hormônios e sedentarismo são alguns dos fatores que fazem aparecer as tão temidas veias. Por isso, já existem vários tratamentos para este problema, não estamos falando em milagre, até porque mandar embora as veias doentes, não evita o surgimento de outras. Mas alguns tratamentos podem amenizar o mal que afeta mais de um terço da população. Além de antiestéticas, as varizes são um problema genético que deixa as paredes varizes das veias mais frágeis e a pressão do sangue faz com que, ao longo dos anos, elas dilatem e se tornem visíveis. Seu tamanho pode variar, especialmente devido à tendência e aos hábitos da pessoa. Elas podem causar dor, cansaço e sensação de peso nas pernas.

Existem vários tratamentos tradicionais e consagrados que são conhecidos e muito utilizados, mas uma nova arma é o Laser, que em poucos minutos seca a veia sem necessidade de remoção cirúrgica, com anestesia local e com uma recuperação quase sem dor ou repouso. Trata-se do EndoLaser Vein System, que ajuda a tratar as tão temidas varizes com menor trauma. “O cirurgião faz uma avaliação clínica e ecográfica para melhor entender o problema. Além dos tratamentos tradicionais podemos usar nas safenas o endolaser, nas pequenas varizes a minicirurgia, nos vasinhos a secagem com injeções, e para as veias que não podem ser operadas, secagem com espuma, mas existem outras técnicas para cada caso”, explica Dr. Augusto Sampaio, Cirurgião-geral da AngioClin–Vein Center de Curitiba e brevemente em Portugal. A seguir, ele responde as dúvidas mais frequentes sobre as varizes feitas pela Revista Corpore. Confira:

Como surgem as varizes?

Algumas aparecem por enfraquecimento (genético) de veias superficiais comuns, outras por safenas doentes (que ficam escondidas), outras por veias da pelve após gestações, outras após uma trombose. Nos casos mais sérios, podem ser tratadas mesmo antes de engravidar, pois as varizes geralmente agravam-se durante a gestação. Também são aceleradas pelas questões hormonais, obesidade e envelhecimento.

Varizes doem?

Algumas pesquisas publicadas mostram que em muitos casos não há dor e, por isso, a doença evolui sem tratamento.

O tratamento é perigoso?

Via de regra não! É trabalhoso e meticuloso! Preferimos tratar o foco principal minimizando o porte do procedimento. Um check-up ajuda a identificar riscos que impeçam o tratamento. Trabalhamos em vasos superficiais, na pele e gordura, e os principais problemas depois da cirurgia são, em geral, localizados.

O tratamento precisa de anestesia peridural ou raquianestesia?

A cirurgia de varizes não é sempre de grande porte, pois muitos casos podem ser tratados com anestesia local, mesmo as safenas (com endolaser), com ou sem sedação.

Há repouso após a cirurgia?

O repouso tem seus riscos também, pois a circulação deve ser estimulada para evitar trombose, entre outros problemas. Se o paciente estiver confortável com a meia medicinal e sem dor, não prescrevo nem repouso nem analgésicos após 24 horas do tratamento, podendo fazer atividades físicas regulares.

Varizes podem voltar?

No tratamento, as veias tratadas são as mais doentes ou mais feias. Com o tempo, novas veias podem tornar-se doentes ou antiestéticas. Se as varizes voltarem, o que devo fazer? Não desanime! Volte ao seu médico, investigue, ouça opiniões de profissionais referenciados. Perceba o interesse do profissional pelo seu caso, pois muitos apreciam os desafios.

revistacorpore.com


www.teomaria.com