LENÇÕIS: CHAPADA DIAMANTINA

20/12/2010 00:09

 

Só mesmo tendo passado por lá para saber o significado de tanta beleza e entender os inúmeros elogios feitos pelos viajantes. Conhecer a Chapada Diamantina, no coração da Bahia, é uma aventura de encher os olhos e o repertório de viagens de qualquer pessoa.

A Chapada Diamantina está no coração da Bahia, abrangendo os Municípios de Lençóis, Andaraí, Palmeiras, Ibicoara e Mucugê.

 

A natureza foi generosa, recheando as típicas formações de chapada com atrações diversificadas, todas elas fascinantes. Cachoeiras de todos os tipos, grutas com diferentes formações, poços de águas azuis, morros com formatos característicos, trilhas repletas de belezas: em cada lugar um encantamento diferente.

 

chapada-diamantina-15chapada-diamantina-10chapada-diamantina-1chapada-diamantina-11chapada-diamantina-12chapada-diamantina-2chapada-diamantina-3chapada-diamantina-4chapada-diamantina-5chapada-diamantina-6chapada-diamantina-7chapada-diamantina-9

Quem gosta de aventura não pode deixar de ter a Chapada Diamantina em seu roteiro. Trekking, rapel, mergulho, espeleologia, canyoning transformam os passeios em pura adrenalina. Depois, é possível relaxar nas águas cristalinas dos diversos rios e cachoeiras.

Mas não é só a natureza que se destaca ali. Lençóis, a principal cidade da Chapada, ganha a simpatia imediata com seus casarões históricos, suas ruas de pedras pavimentadas pelos escravos, suas lavadeiras e o povo hospitaleiro que conversa alegremente nas calçadas. A histórica Lençóis viveu seus dias de glória durante o ciclo dos diamantes, chegando a ser a terceira cidade mais importante da Bahia. Hoje, o turismo é sua principal fonte de renda.

Para proteger toda essa riqueza, foi criado, em 1985, o Parque Nacional da Chapada Diamantina.

 

Por Terra: Diariamente partem ônibus de Salvador para Lençóis. De carro, o motorista deve ir pela BR-324 até Feira de Santana, depois pode decidir pela BR-116 até o entroncamento com a BR-242 (Bahia-Brasília) ou utilizar-se da BA-052 até Ipirá, seguindo pela BA-488 até Itaberaba. A partir desta cidade os dois caminhos seguem iguais sempre pela BR-242.

Por Ar: Aeroporto Horácio de Matos. Existem vôos a partir de São Paulo e Salvador.

Texto: Governo do Estado da Bahia

 


www.teomaria.com