GELATINA FORTALECE CABELOS E UNHAS E PREVINE DOENÇAS

26/06/2012 23:40

 

 

O uso da gelatina como ingrediente ou sobremesa fortalece unhas, cabelos e hidrata a pele; previne osteoporose, artrite e é altamente benéfica no tratamento de dores e inflamações. A descoberta é do Departamento de Alimentos e Nutrição da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade de Campinas - Unicamp-SP.

Ainda segundo a pesquisa, todos os benefícios se justificam porque a gelatina contém 85% de proteína - principalmente o colágeno que é responsável pela elasticidade e jovialidade da pele -, 12% de água, 2% de sais minerais e 1% de hidrato de carbono.

O consumo diário de gelatina garante a integridade estrutural das células e ajuda a reduzir o acúmulo de líquido das mesmas, o que ajuda na redução de celulite . A gelatina também é um alimento livre de carboidratos, gorduras e colesterol, conforme a pesquisa. 
Incluir a gelatina na alimentação diária é garantir a produção de colágeno, cuja produção natural começa a diminuir após os 20 anos de idade e praticamente desaparece a partir dos 45.

A gelatina é a única proteína de interesse comercial capaz de produzir géis claros e termorreversíveis a temperaturas próximas à do corpo humano.

Essas propriedades, aliadas à sua textura elástica, ao seu sabor agradável e à capacidade de se dissolver na boca, atribuem aos produtos alimentícios com gelatina suas excelentes características sensoriais. A gelatina tem um largo uso na indústria de alimentos como agente gelificante, espessante, formador de películas, agente de adesão, colóide protetor, estabilizante, emulsificante e espumante, entre outras aplicações.

 


www.teomaria.com