DIABETES X TRANSPLANTE DE ILHOTAS

26/06/2012 23:53

 

 

 

A glicose, uma forma simples de açúcar, é a fonte principal de energia do corpo humano. Normalmente, é armazenada dentro das células e é libertada quando necessária.

A insulina é uma substância química que ajuda a glicose, transportada pelo sangue, a penetrar nas células. Pessoas com diabetes do tipo 1 produzem pouca ou nenhuma quantidade de insulina. Assim, a glicose não entra eficazmente nas células, mas permanece em níveis elevados no sangue. Para manterem-se vivas, e sentirem-se bem, pessoas com diabetes do tipo 1 têm que fazer aplicações de insulina para controlar a glicose no sangue. Mas agora uma terapia experimental chamada transplante de Ilhotas promete ajudar essas pessoas, que passarão a produzir sua própria insulina, evitando a amolação e o desconforto das injeções diárias.

 

O pâncreas é uma glândula do tamanho de uma mão. Localiza-se atrás da parte baixa do estômago e produz duas enzimas principais:

"Suco Pancreático", composto por substâncias químicas especiais chamadas enzimas digestivas, que ajudam a digerir o alimento nos intestinos.
Hormônios, tais como a insulina, que ajuda a controlar a quantidade de glicose no sangue.

São libertadas as enzimas do suco pancreático nos intestinos, onde estas trabalham para "quebrar" as proteínas, gorduras e açúcares dos alimentos, fazendo com que o organismo possa absorvê-los melhor. A maioria dos carboidratos complexos que comemos já está decomposta em açúcares simples, tais como a glicose, que entra no fluxo sanguíneo. A insulina e a glicose, que estavam armazenadas no fígado e nos músculos para uso posterior, são transportadas, então, pelo sangue até as células do corpo.

Dentro do pâncreas existem agrupamentos de células chamados "ilhotas de Langerhans". Estes consistem em várias variedades de células hormônio-produtoras. Os dois tipos principais são as células-beta, que produzem insulina e células-alfa, que produzem glucagon. Glucagon é um hormônio responsável pelo aumento dos níveis de glicose no sangue. 

 

O QUE É O TRANSPLANTE DE ILHOTAS ?

 

No transplante de ilhotas são retiradas células-beta, insulino-produtoras, do pâncreas de um doador e transferidas para uma pessoa com diabetes. Uma vez transplantadas, as ilhotas do doador começam a produzir e libertar insulina, regulando, assim, o nível de glicose no sangue.

 


www.teomaria.com